Capacitação de Fiscalização de Produtos Perigosos reúne 40 gestores do setor

Na última semana cerca de 40 servidores municipais de Defesa Civil e órgãos de apoio da região da AMFRI participaram do Treinamento básico em fiscalização preventiva e emergência no transporte terrestre com produtos perigosos. O evento foi conduzido pelo subtenente da reserva remunerada Almir Vieira, com vasta experiência no assunto.

O auditório da AMFRI foi utilizado para as aulas teóricas e a atividade prática de fiscalização, foi na área de pesagem na marginal da BR 101, município de Itapema, aonde os participantes realizaram simulação de abordagem dos veículos, procedimentos de segurança preventiva na operação, preenchimento do Roteiro de Fiscalização e encaminhamento do roteiro para lavratura das infrações.

Segundo o subtenente Almir Vieira, o foco principal do evento foi capacitar os gestores para evitar penalidades no transporte de produtos perigosos. “O objetivo foi mostrar a atividade de produtos perigosos, principalmente voltado a prevenção para evitar possíveis acidentes com produtos perigosos. A consequência de irregularidades de produtos perigosos que pode acarretar algum tipo de acidente, é a penalidade. Então tendo a penalidade, tem a possibilidade de lavratura de auto de infração e também de arrecadação por parte da autoridade com circunscrição sobre a via desses recursos da aplicação das penalidades do produto perigoso”, explica.

Almir ainda destaca que o curso precisou abordar as legislações de maneira interativa e didática, com uso de ferramentas utilizadas no trabalho diário dos profissionais, como protótipos de caminhões e as placas com simbologia dos produtos perigosos. “O treinamento precisa ser interativo, uma vez que são dois dias de aulas teóricas, e acaba sendo as vezes um pouco maçante. Então mostramos situações reais, algumas situações inusitadas que vivenciamos nessa caminhada de produtos perigosos, algumas simbologias também, porque muitos precisam visualizar”, finaliza, enaltecendo a iniciativa da AMFRI e do colegiado em promover esta capacitação de maneira regional.

Para o Presidente do Colegiado e Coordenador de Defesa Civil de Porto Belo, Claudio Silvino da Silva, o treinamento proporcionou aos gestores do setor uma visão maior em relação a fiscalização e prevenção de produtos perigosos. “Foi muito proveitoso. O curso garante maior conhecimento aos gestores dos nossos municípios, e com certeza trabalharemos muito na capacitação dos nossos profissionais”, finaliza.

O evento foi promovido pela Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), por meio do Colegiado de Proteção e Defesa Civil.

Por conta dos regramentos sanitários em virtude da pandemia, o número de participantes foi limitado.

Texto e fotos: Lyandra Machado Batista – Assessoria de Comunicação