Assistência Social realiza intervenção em formato de oficina temática nas escolas

Nos meses de junho e julho de 2021, a técnica responsável pelo AEPETI (Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), em parceria com o Conselho Tutelar, realizou uma intervenção em formato de oficina temática nas escolas municipais e estaduais de Ilhota em todas as turmas do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio nos formatos de aula presencial e também no ensino remoto.

A oficina abordou a importância dos estudos e do projeto de vida dos adolescentes e jovens. A proposta nas salas de aula foi efetivada através de momentos de falas da assistente social e dos conselheiros tutelares, além disso, foram feitas dinâmicas com os adolescentes que permitiram a participação e partilha dos estudantes.

 “A ação nas escolas foi extremamente importante, porque além de fazer a prevenção e possível diagnóstico de alguns casos de trabalho infantil, também nos permite ficar mais próximos dos adolescentes e jovens, assim, caso haja qualquer violação de direito, eles saberão onde buscar auxílio.”, relatou Camila Gonzaga, assistente social.

Durante a proposta os adolescentes ganharam um material informativo sobre o tema e sementes de girassol, representando o germinar da adolescência e juventude para o mundo do trabalho. Além disso, como proposta concreta de ação a partir da conversa com os adolescentes, houve um pedido para que eles construíssem algum material com a temática: “trabalho infantil e sonhos”, e posteriormente enviassem esse material para o CRAS. Será o que os adolescentes estão construindo?

Público alcançado pela ação: Todos os estudantes do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio das escolas municipais, estaduais no ensino presencial e remoto.

Demandas levantadas: Houveram algumas denúncias durante a abordagem (denúncia de trabalho infantil e de abuso sexual).

Proposta concreta: Nas próximas semanas posteriores ao recesso escolar, estaremos recebendo os materiais produzidos pelos adolescentes.