Ilhota ganha evidência no ranking do Previne Brasil

Dos 295 municípios de Santa Catarina, o Município de Ilhota ocupou a 24ª posição no ranking do Previne Brasil, e a primeira posição entre a região da Amfri, com o Indicador Sintético Final (ISF) de 9,17.

O índice é a média dos indicadores do programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, que financia ações na área da saúde tendo como base o desempenho e a qualidade dos serviços oferecidos pelos municípios. O município recebe recursos para investimentos na Saúde a partir do desempenho nos indicadores do programa. Caso as metas sejam cumpridas, o governo federal faz o repasse financeiro para as secretarias municipais. A nota reflete o trabalho nas Unidades de Saúde através do Programa Previne Brasil, que é atualmente a forma de financiamento da Atenção Básica.

O programa comtempla vinte e um indicadores, mas estão em vigor sete, que são:

° Acompanhamento de gestante com no mínimo 6 consultas de Pré-Natal inclinado antes da décima segunda semana da gestação;

° Realização e avaliação do exame de Sífilis e HIV na gestação;

° Realização de uma consulta odontológica na gestação;

° Realização da coleta do Preventivo na faixa etária de 25 a 64 anos, uma vez a cada três anos;

° Aplicação da terceira dose da vacina de Pólio (VIP) e a Penta valente (podendo ser individualizada na falta da vacina);

° Acompanhamento do Hipertenso a cada semestre com consulta e aferição de Pressão Arterial;

° Acompanhamento do Diabético a cada semestre com consulta e a solicitação do exame de Dosagem de Hemoglobina Glicada.

A secretária municipal de Saúde, Jéssica Corrêa Freitas, avalia essa conquista como positiva. “Esse percentual é resultado de todo um trabalho desenvolvido pelas equipes de Saúde, e também da melhoria dos serviços da saúde. É o que cada equipe faz, a partir de sua organização e atendimento, que entra na composição desse resultado para o município”. A secretária, ressalta ainda, que é de extrema importância que a população permaneça com seus cadastros atualizados.