Representantes do instituto AvisaLá e Itaú Social visitam unidades de ensino de Ilhota

As técnicas do Itaú Social, que atuam à frente do Programa Melhoria da Educação e, do Instituto AvisaLá, entidade que atuará junto aos municípios da região para alinhar as ações voltadas para a qualificação dos processos de alfabetização de estudantes de 4 a 7 anos, visitaram a Escola Municipal José Elias de Oliveira e o Centro de Educação Infantil Professora Gianna nessa quinta-feira, 17/03.

A intencionalidade da visita foi aproximar as ações do programa à realidade educacional ilhotense, além de também, acompanhar as primeiras tecnologias orientadas e aplicadas nas turmas de pré-escola, 1º e 2º anos.

A AMFRI (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí) participou da seletiva do Edital Melhoria da Educação e foi selecionada dentre várias regiões brasileiras, sendo Ilhota contemplada por fazer parte dos 11 municípios associados.

Dos onze, o programa atuará em 08 municípios: Balneário de Piçarras, Penha, Luiz Alves, Ilhota, Balneário Camboriú, Camboriú, Porto Belo e Bombinhas.

O Programa

O Melhoria da Educação nasceu em 1999, com o propósito de desenvolver ações de formação e qualificação técnica de gestores e gestoras municipais de educação e suas equipes para contribuir com o planejamento, formulação, implementação e acompanhamento da política educacional. Sua atuação se dá por meio da implementação de tecnologias educacionais, cursos, encontros formativos e assessorias técnicas. Somente em 2020, a iniciativa esteve presente em 695 secretarias municipais, com a participação de 9.078 gestores e três milhões de estudantes beneficiados.

O Programa Melhoria da Educação tem como foco o fortalecimento das Secretarias Municipais de Educação em sua capacidade para garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade para todos e todas. Para apoiar as secretarias e fazer com que esses fatores estejam presentes nos municípios, o Programa iniciou com um processo formativo de Planejamento Estratégico, por meio do qual foi possível identificar as áreas em que são necessárias mais intervenções para a garantia

Na sexta-feira, 18/03, as coordenadoras pedagógicas e as supervisoras de ensino, participaram de formação ofertada pelo AvisaLá na sede da AMFRI, em Itajaí.