Casarão Belga recebe exposição “A COLÔNIA BELGA E SEUS DESCENDENTES NO VALE DO ITAJAÍ”

A exposição conta as memórias e histórias dos descendentes de imigrantes da colônia belga fundada em Ilhota no ano de 1844. Através de inventario participativo desenvolvido com a colaboração dos descendentes, criou-se materiais que permitem aos visitantes conhecer um pouco mais dessas histórias, são árvores genealógicas dos descendentes, vídeos-depoimentos e materiais gráficos trazendo fatos sobre a época.

A exposição tem por objetivo regatar e fortalecer o diálogo entre as histórias, memórias e as tradições culturais dos descendentes de imigrantes da colônia belga, e dessa forma conhecer um pouco mais de nossas origens.

Foi inaugurada no dia 10 de junho de 2022 em um evento que contou com a presença do Embaixador da Bélgica no Brasil, Sr.Patrick Herman, o Cônsul Geral da Bélgica para São Paulo e região Sul, Sr. Matthieu Branders, o Cônsul Sr. Thomas Maes e o Sr. Jeroen Servaes, Cônsul Honorário em Florianópolis entre outras autoridades, além de descendentes belgas. O material resgatado pelo pesquisador Marc Storms, em parceria com a Associação Ilha Belga, reúne partes importantes da história da colonização de Ilhota. A exposição segue até o dia 27 de novembro, data simbólica que marca a chegada dos primeiros colonos belgas.

O Casarão Belga fica localizado na Av. Paulino Maes, no centro de Ilhota e abre de segunda à sexta-feira das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 e todo o segundo sábado do mês das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00.