Conselheiros tutelares de Ilhota participam de Congresso Sul Brasileiro

Na semana passada, representantes do Conselho Tutelar, da Assistência Social e CMDCA – Conselho Municipal da Criança de Adolescente de Ilhota, participam do XII Congresso Sul Brasileiro dos Conselheiros Tutelares (Congressul). O evento aconteceu na cidade de Balneário Camboriú, entre os dias 10 e 13 de julho. O Congressul teve a participação de conselheiros tutelares, assistentes sociais, psicólogos e representantes da sociedade civil de vários estados do Brasil, mas principalmente Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O Congressul abordou temas como a Lei Henry Borel, escuta especializada a crianças e adolescentes, Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia) e articulação intersetorial da prevenção erradicação do trabalho infantil. É um momento em que os conselheiros tutelares e demais atores/agentes da Rede de Atendimento do SGD – Sistema de Garantia de Direitos da Criança e Adolescente podem trocar experiências, além de fortalecer o trabalho do Conselho Tutelar.

Por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social de Ilhota, foi designado alguns representantes para participar do evento, sendo 3 (três) representantes do Conselho Tutelar, 1 (um) representante CRAS, 1 (um representante do Serviço de Média Complexidade da Assistência Social e um representante do CMDCA. O evento reuniu no total, aproximadamente 800 (oitocentos) profissionais de vários Estados.

Segundo o conselheiro tutelar Eduardo, “Esse é um ambiente de crescimento e troca de experiências, onde os participantes agregam conhecimento para a garantia de, cada vez mais, proporcionar – através do Conselho Tutelar – atendimentos de excelência para as nossas crianças e nossos adolescentes”(sic). A conselheira tutelar Solange relata que “As situações envolvendo crianças e adolescentes sempre nos fazem refletir se estamos preparados, e a formação continuada é a única forma de estarmos atualizados e seguros para realizar o nosso trabalho. Esta troca de experiência e aprendizado nos fortalece”(sic).

A conselheira tutelar Viviane conclui que “O Conselho Tutelar tem o papel de atuar na proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Ele começa a agir sempre que os direitos de crianças e adolescentes forem ameaçados ou violados pela sociedade, Estado, pais, responsáveis ou em razão de sua própria conduta. Os conselheiros também realizam ações preventivas, fiscalizando entidades e mobilizando a comunidade para a promoção e proteção dos direitos de crianças e adolescentes”(sic). A participação dos Conselheiros Tutelares e dos Conselheiros de Direitos (CMDCA) foi custeada através do Fundo Municipal para a Infância e Adolescência (FIA). Esta ação contribui para o aperfeiçoamento e atualização permanente dos conselheiros tutelares para o atendimento de crianças, adolescentes e suas famílias, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) nos artigos 92, §3º e 134, parágrafo único da Lei nº 8.069/90.

Em Ilhota, a sede do Conselho Tutelar fica localizada na Rua: Izidoro Maes 82 – E-mail: conselhotutelar@ilhota.sc.gov.br – Fone Comercial: (47) 3343-1708 – Celular: (47) 9.8816-9120 – Sobreaviso