Prefeitura de Ilhota e Secretaria de Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do município lançam programa de castração gratuita para cães e gatos

CASTRAÇÃO GRATUITA DE CÃES E GATOS: PROCEDIMENTO

Em Ilhota, o cidadão poderá fazer seu cadastro para castração gratuita de cães e gatos. O programa é realizado pela Prefeitura de Ilhota através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMA.

Para participar do programa, além do cadastro obrigatório, a renda familiar não pode ultrapassar 3 (três) salários mínimos e o CadÚnico – Cadastro Único da família deve estar atualizado e ativo procurar o (CRAS).

O programa atende as famílias exclusivamente do município de Ilhota, que podem cadastrar até 4 animais no serviço de castração sempre dando prioridade as fêmeas. Os animais cadastrados, que vão passar pelo procedimento devem ter entre 6 (seis) meses e 8 (oito) anos de vida. A castração melhora a qualidade e aumenta o tempo de vida dos animais reduzindo riscos de doenças.

Além de evitar o aumento do número de cães e gatos nas ruas com o controle de reprodução, o programa diminui também os riscos de contaminação por zoonoses (doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas) e ataques com mordeduras porque o procedimento diminui as fugas e brigas causadas pelo cio.

OBRIGATORIO APRESENTAR:

• comprovante de residência em nome do solicitante/tutor, OBRIGATORIAMENTE SER RESIDENTE E DOMICILIADO EM ILHOTA (Ex.de comprovantes: água, luz, telefone, internet, fatura de cartão de crédito, correspondências recebidas pelos correios, carteirinha de vacinação, holerite, carnês de lojas…), para quem não possuir comprovante e este estiver em nome do cônjuge, encaminhar certidão de casamento ou de união estável nos anexos.
  • documento pessoal do tutor (frente e verso);
  • foto do animal.

ANIMAIS QUE NÃO SERÃO ACEITOS PARA O PROCEDIMENTO DE ESTERILIZAÇÃO CIRÚRGICA (CASTRAÇÃO):

• Animais com características específicas de sua anatomia (puros ou mestiços): cães bulldogs, american bull, boxer, shitzu, pug, lhasa-apso, maltês, sharpei, chow-chow (braquicefálicos – fuças achatadas). Gatos – Persa, Himalaia, Brunese, Schorthair Exótico; Poodle, Pinscher, Yorkshire, Spitz Alemão/Lulu da Pomerânia (trazem informações genéticas para cardiopatias).
  • Animais com menos de 1kg e mais de 30kg;
  • fêmeas no cio ou amamentando;
  • animais doentes;
  • com menos de 4 meses e mais de 8 anos.

Cuidados antes da castração

A partir do momento que seu animal for selecionado para ser castrado, deverá apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de endereço no dia da cirurgia e quando apresentado estes documentos, deverão vir com o representante (maior de idade).

1. Os animais devem estar saudáveis e livres de carrapatos e pulgas.
  2. Os cães deverão ser trazidos com guia e coleira.
  3. Gatos deverão ser trazidos em caixa de transporte, visando a segurança dos mesmos e evitar a fuga dos animais
  4. Informar a possibilidade de o animal estar prenhe.
  5. Informar qualquer alteração na saúde do animal nos dias antes da cirurgia.
  6. No caso de desistência comunicar com três dias de antecedência
  7. Os animais devem estar com a vacina antirrábica feita pelo menos 30 dias, sendo obrigatório apresentação do comprovante da vacinação.