5ª Mostra Pedagógica da Educação Infantil

Essa mostra é um espaço de reflexão, análise e trocas de experiências entre os profissionais da Educação Infantil, em que são apresentados e expostos projetos de sucesso desenvolvidos no decorrer do ano letivo e oportuniza experiências significativas que contribuem para a ampliação do conhecimento de mundo das crianças.

A edição de 2022, com o tema “O protagonismo da criança no processo investigativo”, aconteceu na noite de 17 de novembro, na Associação dos Servidores Públicos Municipais de Ilhota, com a participação de todos os profissionais que atuam na Educação Infantil da Rede Municipal.

Grandes são as mudanças no mundo e na maneira como as pessoas se relacionam, influenciando na formação das crianças e na educação escolar. Neste sentido, se faz necessário refletir e discutir sobre o protagonismo infantil, pois esse torna a criança agente do seu aprendizado, alguém ativo na educação. Pressupõe reconhecer a criança como ser dotado de direitos e capacidades para participar do seu processo de desenvolvimento pessoal e social, considerando seus interesses e necessidades no processo de aprendizagem e o professor como um mediador entre o conhecimento e a criança.

O momento foi abrilhantado com a palestra da professora doutora Ana Paula Rudolf reforçando a importância de as crianças terem voz e participação nos processos de aprendizagem.