Banco Mundial pede controle reforçado para liberar milhões de dólares a cidades de SC

Na última sexta-feira (03/02), Alyne Debrassi, coordenadora de Secretaria de Controle Interno, recebeu nas dependências da prefeitura os Representantes do Banco Mundial da Controladoria Geral do Estado.

A Controladoria-Geral do Estado (CGE-SC) assinou um acordo de cooperação técnica com o Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Foz do Itajaí-Açu (CIM-AMFRI) para fortalecer as áreas de controle interno das 11 prefeituras da região. O reforço foi um pedido do Banco Mundial, que avalia um financiamento de US$ 96 milhões para projetos de mobilidade – é o primeiro empréstimo do Banco Mundial a um consórcio intermunicipal no país.

O dinheiro será aplicado em propostas ousadas, como a construção de um túnel submerso entre Itajaí e Navegantes, e a implantação de sistema de transporte coletivo intermunicipal com ônibus elétricos. O financiamento prevê US$ 30 milhões de contrapartida, a serem pagos pelos municípios em 25 anos, e também investimentos da iniciativa privada que somam mais de R$ 200 milhões.

As 11 cidades que terão reforço na Controladoria são Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Camboriú, Itapema, Penha, Balneário Piçarras, Ilhota, Luiz Alves, Porto Belo e Bombinhas, integrantes do consórcio.

Dois auditores da CGE foram destacados para o trabalho: Marisa Zikan da Silva e Frederico da Luz. Nesta semana, eles estão se reunindo e visitando os municípios para levantar informações em conjunto com o consultor contratado pelo Banco Mundial, Wesley Matheus. Na sequência, será elaborado um plano de ação para promover o fortalecimento das centrais de controle interno.