A Prefeitura de Ilhota acelera a transformação digital e inicia o projeto Ilhota sem papel

Com o objetivo de promover uma gestão inovadora, inteligente e que preza pela celeridade, transparência e resolução das demandas da população, a capital catarinense de moda praia, íntima e fitness, será a pioneira na região geográfica imediata de Blumenau, no Vale do Itajaí, a tornar todos os processos, documentos e serviços do município digitais.

O projeto Ilhota Sem Papel começou a operar na primeira quinzena de maio, feito em parceria com a GOVBR, empresa de soluções para a gestão pública, localizada em Blumenau. Através de uma plataforma de processos digitais, a empresa leva serviços mais eficientes e transparentes para entidades de todos os portes, em todo Brasil, está presente em centenas de prefeituras e beneficia dezenas de milhões de pessoas.

O principal ponto do Ilhota Sem Papel, se dará no atendimento da prefeitura com a população. Com processos digitais, o acesso do cidadão aos serviços do poder público municipal pode ser feito a qualquer hora do dia, sem que haja a necessidade de deslocamento físico. Além disso, a iniciativa vai trazer uma economia de tempo e recursos financeiros, beneficiar a prefeitura e a sociedade. De acordo com estimativas, é esperado uma economia superior a R$120 mil ao ano, eliminando o uso do papel na tramitação dos processos da prefeitura.

Para o prefeito de Ilhota, Erico de Oliveira, “O projeto será uma ferramenta fundamental para a eficiência de todos os setores da prefeitura. Integraremos os processos administrativos sem a utilização de papel, evitando gastos do dinheiro público e garantindo mais transparência ao cidadão. Nosso município ser pioneira na região a aderir os processos eletrônicos é uma grande conquista. Representa um verdadeiro avanço para Ilhota.”

A iniciativa do projeto faz parte de um movimento inevitável, a transformação digital que existe para simplificar, conectar e facilitar a vida das pessoas. Automatizar processos traz benefícios para todas as partes, poupa tempo, aumenta a produtividade e economiza recursos humanos, naturais e financeiros.

A adoção de processos digitais preserva o isolamento social e possibilita rastreabilidade de ponta a ponta, nada é perdido ou extraviado, os envolvidos dos processos têm acesso a todas as informações, leituras, despachos e recebem notificações automáticas de cada atualização. Além disso, o GOVBR – Processo Digital atende e unifica qualquer nome ou tipo de processo dentro da plataforma: intimação, ouvidoria, protocolo, licenciamento ambiental, alvará digital, viabilidade de construção ou qualquer outro.

No estado de Santa Catarina, a plataforma trouxe resultados de economia de tempo e recursos financeiros em dezenas de cidades, como Itapema e Brusque, a exemplo da prefeitura de Balneário Camboriú que reduziu em 67% o tempo médio de execução de baixa de débitos. Outra entidade foi a prefeitura de Palhoça, que foi reconhecida pela ONU e já poupou mais de R$650 mil com impressões de papel. Também a prefeitura municipal de Chapecó que unificou quase 3 milhões de documentos com o objetivo de criar um cadastro único municipal.