Prefeitura inicia aplicação de inseticida no combate ao Aedes aegypti

A Prefeitura de Ilhota, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, começou nesta quarta-feira (13) a aplicação de inseticida, chamado de “fumacê”, para eliminar o Aedes aegypti. As primeiras aplicações estão sendo realizadas em ruas dos bairros Centro e Ilhotinha.

A ação está sendo realizada em parceria com a 17ª Regional de Saúde, e tem o objetivo de impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika vírus, Chikungunya e outras doenças graves.

O “fumacê”, como é conhecido, só elimina o mosquito adulto, por isso é muito importante que o cidadão continue cuidando e limpando os locais de acúmulo de água, para que não se tornem criadouros do Aedes aegypti. As aplicações são feitas em áreas pré-determinadas, com base em vistorias e trabalho de campo dos agentes de Controle de Endemias da SMS. São selecionadas as localidades com mais notificações de casos suspeitos e que possuem alto número de focos do transmissor

Para atingir o efeito esperado, também é essencial que os moradores mantenham seus imóveis abertos e ventilados, para que o inseticida penetre na maior área possível.

A Secretaria de Saúde reforço que a aplicação do inseticida, chamado de “fumacê”, não é prejudicial a pessoas e animais. O produto age diretamente no mosquito Aedes aegypti.

A equipe já realizou a aplicação em 12km, e dezessete quarteirões.